quarta-feira, 26 de março de 2008

CMVM acusa BCP de lesar pequenos accionistas...

O presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, (CMVM) disse que já foi enviada ao BCP a acusação no caso dos pequenos accionistas que terão sido lesados na compra de acções do banco.
Carlos Tavares, que falava perante a Comissão Parlamentar de Orçamento e Finanças, referiu que no caso da «venda e financiamento de acções próprias a clientes de retalho», o processo «está em curso e já foi objecto de acusação formulada pelo Conselho Directivo da CMVM a 17 de Janeiro de 2008».
A acusação «já está na posse do banco», adiantou o presidente da entidade reguladora e de supervisão, esclarecendo ainda que as denúncia neste caso «não foi trazida em primeira mão pelo BPI» e que «já estava a ser objecto de análise pela CMVM depois de denúncias de clientes de retalho».
Carlos Tavares adiantou que o BCP tem agora 10 dias para fazer o seu contraditório.
«Se tiver havido infracção nesse domínio, podemos penalizar o BCP, mas isso não resolve o problema dos pequenos accionistas», disse o presidente da entidade de supervisão.

«Se houver possibilidade de resolver o problema dos pequenos accionistas, até preferia aplicar uma pena menor ao banco do que aplicar uma pena maior e os pequenos accionistas ficarem sem os seus problemas resolvidos», acrescentou.

Durante a audição, Carlos Tavares disse que há alguns meses, o presidente do BCP, na altura Paulo Teixeira Pinto, assumiu um compromisso consigo de «resolver os problemas dos pequenos accionistas».

«Até agora não foi cumprido», disse Carlos Tavares, sendo que, entretanto, o BCP já teve como presidente Filipe Pinhal e é agora presidido por Carlos Santos Ferreira, eleito no passado dia 15 de Janeiro, em assembleia geral extraordinária.

Diário Digital / Lusa

25-01-2008