segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Millennium BCP foi multado pela CMVM por dar informação fraudulenta entre 2004 e 2007


A multa de cinco milhões de euros que a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) decidiu aplicar ao Millennium BCP em Junho resultou de seis violações dolosas (com intenção fraudulenta) da obrigação de prestar informação verdadeira, que ocorreram entre 2004 e 2007, segundo o teor da decisão, divulgada hoje no site da entidade reguladora do mercado de capitais nacional.

A informação deficiente prestada pelo BCP fez com que os capitais próprios do banco tenham estado sobreavaliados em 21 por cento entre 2002 e 2003 e em 17 por cento em 2004, revela a CMVM.

Na sua decisão relativa ao processo de contra-ordenação, a CMVM explica que entre 1999 e 2006 o BCP “praticou factos e realizou operações que nunca deu a conhecer ao mercado”, numa “acção planificada e orientada no sentido de alterar o juízo dos investidores em relação à real situação do BCP”.

A acção do banco envolveu a criação de 31 sociedades off-shore por si controladas para adquirirem acções próprias não declaradas como tal.

Na decisão, explica-se que a informação financeira divulgada pelo banco “reflectia a contabilização de juros e receitas que não correspondiam de facto a proveitos, omitia perdas realizadas e potenciais nas acções adquiridas pelas referidas sociedades, assim sobrevalorizando os resultados líquidos e os capitais próprios”.

A CMVM diz também que, quando confrontado com esta situação, o BCP reiterou, em Dezembro de 2007, que “a informação financeira mais recentemente divulgada reflectia integralmente as perdas financeiras sofridas pelas off-shore – o que também não era verdadeiro”.

A CMVM aplicou seis coimas, num montante de 7,75 milhões de euros, que, feito o cúmulo jurídico, ficaram num total de cinco milhões. A coima foi aplicada em Junho e o regulador deu ao banco a possibilidade de suspender por dois anos o pagamento de metade deste valor (2,5 milhões) se não recorresse da decisão, o que não veio a acontecer.


COMENTÁRIOS:
O BCP burlou muita gente inocente...
O BCP para além das trafulhices e roubos que são conhecidas nos meios de comunicação, também criou uma modalidade de escravatura. Às vítimas burladas em 2000 e 2001, na qual o BCP (Millennium bcp) roubou o património dessas vítimas, penhorou os ordenados, as reformas, condenou muitas famílias à fome e à doença, colocando o bom nome dessas vítimas, na lista negra do Banco de Portugal, como de "crédito ao consumo" ou crédito de tesouraria se tratasse . Tenho provas de testemunhos de ex. bancários do BCP...
Por José, Paredes em 03.08.2009

As evidências!!!
É demasiado evidente que tudo isto é uma grande farsa para entreter o pacóvio!!!! Ora vejamos o que me leva a esta conclusão: 1. Um processo de mediação, que tal como a própria palavra significa seria mediado pela CMVM, mas não o foi. O BCP liderou o processo do início ao fim! 2. Num processo de mediação as regras são definidas pelo mediador ou mais justamente de forma consensual por este e representantes das partes interessadas. Também não foi o caso, o BCP definiu as regras, numa primeira fase admitiu ao processo de mediação quem a ele se candidatou, mas quando confrontado com os valores em jogo logo tratou de excluir os lesados. 3. O dinheiro das multas recolhido pela CMVM não deveria ser destinado a reembolsar os milhares de lesados pelas três ovelhas negras da banca nacional a bem da credibilização do sector. 4. Os gestores directamente envolvidos não são considerados arguidos e muito menos se lhes é exigido que paguem pelos crimes que cometeram. 5. Por último a Comunicação Social deveria fazer uma reportagem de fundo com os candidatos ao processo de mediação do BCP par divulgarem os comportamentos miseráveis dos representantes do BCP e o silêncio da CMVM. 6. Para final
Por jhc, Porto em 03.08.2009

Informação fraudulenta
Para os Bancos abrem as perninhas todas que nem as teenagers, isto é uma vergonha este País, o roubo e a vigarice andam de mãos dadas por cá no Burgo, agora até se dão ao luxo de fabricar crises para correrem com os trabalhadores sem terem de cumprir as suas obrigações, isto só vai lá quando este povo os encostar á parede pois de outra maneira vamos ser chupados até ao tutano por esta gente sem escrúpulos, é caso para dizer, políticos,justiça e bancos, andam todos de mão dada, isto é que é cá uma açorda.
Por Anónimo, Porto em 03.08.2009

Salazar
E o resto? O artigo não refere mas devia a mais valia que o banco arrecadou com esta manobra. Os 5M de euros compensou, nem vale a pena recorrer para não se remexer mais na areia. Quanto aos administradores, quando devolvem o que roubaram ao banco e pagam uma multa por terem sido apanhados? Isso é que era de valor!
Por Salazar, Portugal - Infelizmente em 03.08.2009

BCP vs BP
Multas são mais importantes que a supervisão? ou o dinheiro que entra faz falta? e os clientes? que se lixem.
Por V. Almeida, PSIria em 03.08.2009

Está lindo, Portugal com esta gentinha!
E não há pessoas responsáveis por terem elaborado essas informações fraudulentas? E prestar informações fraudulentas em nome de uma instituição financeira não é crime? E não vai ninguém para a cadeia por esse crime? As "nossas" autoridades tornaram-se cúmplices dessas pouca-vergonhas? Está bonito este nosso país!
Por Paulo Santos, Fundão em 03.08.2009

Porquê
porque há uns dias que os meus comentários não entram? censura?
Por V. Almeida, PSIria em 03.08.2009

BCP
Multas e multas mas onde pára a supervisão, não vê não ouve não fala. O que faz falta são as multas. Porra...
Por V. Almeida, Portugal das multas em 03.08.2009

Banqueiros
Elementos do conhecido "gang dos banqueiros"..
Por vg, oeiras em 03.08.2009

Queixas
Paulo Teixeira Pinto. 46 anos. Reformado. 15.000 euros mensais de reforma. Como é que os clientes do BCP ainda se queixam?!?!?!?
Por Afonso Cabral, o EQuino, Porto em 03.08.2009

http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1394437

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